segunda-feira, 5 de abril de 2010

Diferentes Concepções de História da Linguística

História Tradicional

Segundo Aristóteles os historiadores são sujeitos que narram determinados fatos reais em que tem o homem como ator, assim, a história se organiza em torno de grandes eventos e personagens.

Ex.: Descobrimento do Brasil, Proclamação da República, Independência do Brasil; Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro...


História das Mentalidades

Buscam entender quais são os sistemas de crença, de valores e de representações próprios a uma época ou grupo designado na historiografia francesa. Tem como tarefa resgatar essas representações em sua especificidade sem recobri-las com categorias anacrônicas, nem medi-las pela aparelhagem mental do século XX que as concebe como um resultado necessário de um processo contínuo.

Ex.: A mentalidade de que o novo é melhor do que o antigo.


História das Idéias

Busca “resgatar” sob as práticas visíveis os discursos conscientes, a gramática “oculta” ou “imersa” que o justifica. È identificado as divisões e as relações que constituíram o objeto que querem apreender que a história (das idéias das formações ideológicas das práticas discursivas – pouco importa a designação), poderá pensá-lo sem reduzi-lo a apenas uma figura circunstanciada de uma categoria supostamente universal (Chartier, 2002, p.58-59).


Visada Historiográfica

Tem como objeto de estudo a história da escrita, de modo amplo refere-se à metodologia e as práticas da escrita da história. Em um sentido mais específico, refere-se a escrever sobre a história em si. Trata-se de uma meta-histórica.