Foi-nos proposto para que criassemos um artigo com base no Capítulo 1 da Parte II do livro Dispersos (Erros de escolares como sintomas de tendências linguísticas no português do Rio de Janeiro), comparando este com a linguagem usada atualmente na internet por meio de um corpus coletado. A seguir apontarei um pequeno resumo dos resultados obtidos. Clique aqui para visualizar o artigo que escrevi completo, ou clique aqui para ver este resumo em apresentação de slides.
Corpora
Foram coletados três corpora com diálogos espontâneos e breves, realizados no Bate-Papo UOL entre jovens de 17 a 25 anos, residentes no interior ou na capital de São Paulo. Com base nesse corpus apresentarei alguns resultados de níveis: fonético, morfológico e sintático.
Fonético
Neste nível, comumente, ocorrem algumas aproximações com a oralidade
- Simplificação do pronome pessoal “você” para “se”:
André fala para lukas: de onde se é
- Simplificação do verbo “estar”:
Will fala para Letícia: so trabalho mas hj to em casa
- Aproximação com a maneira como se fala uma palavra de outra língua:
Leandro fala para Tati: vc gosta de sair na naite
- Ausência do acento tônico nas palavras
Tati fala para Leandro: eu tenho amigos ai
- Transformação de “ch” e “tch” para a consoante x:
Letícia fala para Will: nossa q xato
Tati fala para Leandro: xau meu amigo!!!
Morfológico
- Uso de abreviações:
Will fala para Letícia: tc de onde?
lukas fala para André: tem mtas boa veio
Sintático
- Ausência de concordância:
Leandro fala para Tati: Tati vou sai vou jantar
André fala para lukas: o veio e as baladas ai são boa
Conclusão
Por se tratar de corpora diferentes, pouco do que foi documentado na pesquisa de J. Mattoso Câmara Jr. se manteve. Como:
- Ausência de acento tônico;
- Esvaiamento do r em final de palavras;
- Falta de concordância na oração.
*Os exemplos citados foram retirados dos corpora coletados.
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