A teoria do gerativismo começou em 1957 por Noam Chomsky, afirmando que a língua é uma capacidade mental que todos os seres humanos e apenas os seres humanos tem, de forma passiva de ser decomposta, diferentemente da linguagem das abelhas (já comentada nesse blog). Essa capacidade só esta em nossa mente e é inata, pois não aprendemos ao decorrer de nossas experiências, mas sim, já nascemos com ela.
A seguir veremos alguns conceitos do gerativismo.Infinitude discreta
Comportamentalismo e Cognitivismo
O psicólogo Skinner acreditava que a linguagem humana poderia ser explicada de dentro para fora, ou seja, uma criança receberia os estímulos linguísticos do ambiente, e então produziria respostas verbais. Mas Chomsky demonstrou que o s estímulos ambientais são pobres comparados a complexidade do comportamento verbal exibido pelas crianças, ou seja, os estímulos verbais são pobres não na questão de valor, mas na questão de serem pouco estruturados.
Para os comportamentalistas a mente humana era vista como uma caixa vazia, diferentemente do que o cognitivismo propunha.
O problema filosófico de Platão e o problema de Orwell
O problema de Platão era a respeito da pobreza de estímulos, pois questionava como podemos saber tanto, se temos tão poucas evidências. Platão estava analisando a cognição de forma geral.
Já o problema de Orwell era contrário ao de Platão, questionando como podemos saber tão pouco se temos tantas evidências, somos o tempo todo submetidos a informações (estímulos) e acabamos por relacionar apenas alguns desses estímulos.
Mas Chomsky vai dizer que para pensar linguagem o que conta mesmo é o problema de Platão.
Aquisição e aprendizagem da linguagem
Para Chomsky a linguagem é adquirida pela ordem da aquisição e a escrita pela ordem da aprendizagem.
Já nascemos com os princípios da linguagem e conseguimos adquirir uma língua porque esses princípios gerais da linguagem nos ajudam a organizar os estímulos verbais deficientes. Por isso, uma criança exposta a estímulos linguísticos o seu órgão da linguagem opera ativamente sobre esses estímulos produzindo a aquisição de uma língua, pois o processo de aquisição é um processo natural e espontâneo.
Estágios da aquisição
- Estágios dos balbucios (sons produzidos aleatoriamente);
- Em alguns meses, fixam-se os sons falados ao seu redor;
- Por volta dos 8 a 10 meses, a criança passa a pronunciar palavras isoladas (período holofrático);
- Mais alguns meses, a criança passa a formar frases de duas palavras (início da sintaxe);
- Em seguida seu vocabulário aumenta e seus conhecimentos das regras de construção presentes na língua, adquirido seu sistema fonológico e morfológico.
Competência e Desempenho
A competência é o saber linguístico que temos em nossa mente, que é acessado toda vez que precisamos produzir ou compreender frases.
O uso da competência em situação especifica constitui o desempenho linguístico. Ou seja:
- A competência é um saber e o desempenho é um fazer.
gostei muito de todas as explicações, pois estão simples e objetivas!
ResponderExcluirMassa! Valeu!
ResponderExcluirMuito bom..
ResponderExcluirVocê confundiu os conceitos de língua e linguagem.
ResponderExcluirEstá no estilo do gerativismo :difícil
ResponderExcluirSó falta uma coisinha :eu entender o gerativismo.
ResponderExcluirMuito bom, Parabéns! Gostaria da sua ajuda, você pode me indicar algum material que aborde o contexto histórico ou dar uma breve explicação? Tenho um trabalho sobre esse assunto e estou tendo um pouco de dificuldade acerca do contexto histórico. Obrigada!
ResponderExcluirmeu e-mail : li_aap@hotmail.com.
ResponderExcluirMuito boa a análise que você fez sobre o gerativismo.
ResponderExcluirMuito concreto sua análise. O Gerativismo propõe isso mesmo.
ResponderExcluirParabéns
Gostei da explicação muito clara e objetiva servirá para um trabalho que irei desenvolver.
ResponderExcluirgostei muito da explicação.
ResponderExcluirDa hora essas explicações, são úteis e servem como base para o aprendizado.
ResponderExcluirAninha, você poderia me dizer, mais especificamente, porque o problema de Platão tem esse nome?
ResponderExcluirMeu e-mail: cs.souzaa@gmail.com
Obrigada!
Amei essa explicacao me ajudou muito
ResponderExcluirMuito bom mesmo :)
ResponderExcluirParabéns, ficou excelente!
ResponderExcluirMassa
ResponderExcluirEstá tudo muito legal, porém, se não me engano, a teoria começou a ser desenvolvida em 1950. Em 1957 foi publicado o primeiro livro, "Estruturas Sintáticas" :)
ResponderExcluiramei! porém, eu senti falta de uma explicação mais detalhada sobre o problema de Platão.
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