sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Funcionalismo

O funcionalismo estuda a relação entre a estrutura gramatical das línguas e os diferentes contextos comunicativos em que elas são usadas, ou seja, o funcionalismo busca compreender a língua no seu uso com base num instrumento de interação social, analisando a relação entre linguagem e sociedade.


A seguir analisaremos cinco pontos teóricos propostos nas escolas do conhecimento (Estruturalismo, Gerativismo, Materialismo Histórico e Funcionalismo):


- Primeiramente a sentença a seguir está representada de forma Normativa

De acordo com a gramática normativa, temos a língua como expressão do pensamento.


> Analisando as escolas do conhecimento temos:


- Estruturalismo

No estruturalismo encontramos os sintagmas nominais e os verbaia que tentam descrever a língua como ela se apresenta. Assim temos a língua considerada como um sistema de signos.


- Gerativismo

O gerativismo também tenta explicar a língua por meio dos sintagmas nominais e verbais buscando suas regularidades dentro de um ponto de vista sintático, de maneira padrão. Nesse momento temos a língua tida como uma faculdade da linguagem.


- Materialismo Histórico

No materialismo histórico há uma abordagem interpretativa, no qual os sujeitos estão inseridos em lugares específicos do dizer, não sendo livre para dizer em qualquer circunstância e de qualquer modo, sendo influenciados pela relação histórica, social e ideológica. Assim temos a língua como a manifestação da ideologia.


- Funcionalismo

No funcionalismo encontramos a forma concreta em que a língua funciona. Esse sistema procura analisar o aspecto funcional da língua por meio de um tópico e um comentário. A língua, nesse momento é tida na organização enquanto o seu uso e interação.

O princípio do funcionalismo afirma que uma expressão pode assumir diferentes funções dependendo do uso que se faz da linguagem.


3 comentários:

  1. Muito produtivo...Ana..Grato estou estudando esses assuntos aqui na Universidade da Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Grata está me ajudando muito,estou no segundo semestre de letras

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo post. Estou no quarto período do curso de letras, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

    ResponderExcluir