terça-feira, 1 de junho de 2010

Questões

Questões referentes ao Capítulo 7 da Parte II do livro Dispersos – Considerações sobre o Gênero em Português.


1. Explique a seguinte afirmação de Mattoso Câmara Júnior: “o gênero (...) não coincide necessariamente com a diretriz semântica do sexo, é perturbador e contraproducente tomar essa diretriz como ponto de partida para a descrição da categoria substantiva de gênero”. (p. 149)

A noção de sexo fica prejudicada ao ser apresentada dessa maneira, pois, apesar de tratar-se de um traço semântico inegável na língua, apenas fragmentando que se expressa na categoria gramatical do gênero. Para isso existem processos lexicais como a heteronímia da raiz (ex: homem – mulher), a derivação lexical (ex: ator – atriz) ou a aposição dos termos macho – fêmea em certos contextos como nos substantivos designativos de animais (ex: a arara macho – a arara fêmea)


2. Para Mattoso Câmara Júnior o que é o gênero feminino? Dê exemplos que fundamentem a sua resposta.


O gênero feminino é uma particularização mórfica semântica do masculino marcado pela adjunção da desinência /a/ em oposição à forma masculina, ausente dessa desinência. Exemplos: menino – menina, autor – autora, aluno – aluna, doutor – doutora.


3. Mattoso Câmara Júnior assevera que “não é a flexão do substantivo, em princípio, a marca básica de seu gênero”. Explique e exemplifique essa afirmação do linguísta brasileiro.


Ao fazer tal afirmação Mattoso mostra que se a flexão aparece ou não, da mesma forma todo nome será imperativamente masculino ou feminino em cada contexto. Por exemplo, as palavras livro, poeta, dente são exclusivamente masculinos, da mesma forma as palavras tribo, rosa, ponte são exclusivamente femininos, e ambos possuem as mesmas vogais finais, também temos contextos em que os masculinos e os femininos, aparecem sem mudança de forma, como: artista, intérprete ou mártir.


4. No entendimento de Mattoso Câmara Júnior quais são os dois aspectos básicos para se levar em conta no tratamento morfológico do gênero?


Os dois aspectos básicos são: (i) a explicação do princípio diretor do gênero: a flexão do artigo, acompanhada, ou não, de uma flexão no substantivo que o artigo, atual ou potencialmente, determina; e (ii) o processo morfológico de flexão, que consiste na adjunção da desinência - a (/a/ átomo final) com mudanças morfofonêmicas, que é preciso depreender e tabular.


5. Para Mattoso Câmara Júnior o que é importante na descrição gramatical do gênero?


Na descrição gramatical do gênero o fato importante, é a depreensão do princípio diretor, assente na flexão do artigo, e o mecanismo flexional por qual se expressa à categoria de gênero em português.



Nenhum comentário:

Postar um comentário