Se uma criança aprendesse a falar por repetição, iria dizer sempre a mesma coisa que ouvisse dessa forma como seria possível uma criança dizer "moçorista" se ela nunca ouviu essa palavra?!
Aos 24 meses a linguagem da criança se desenvolve de forma acelerada e esta vai formulando hipóteses que não são aceitas num contexto, mas são essenciais para o aperfeiçoamento da própria linguagem.
Não dá para pensar na língua só como sistemas, pois estes são superficiais, segundo Chomsky além da estrutura superficial, existe outra a estrutura profunda:
Sequência oracional na Estrutura Superficial
Observações:
- Fita -> o que era nome na estrutura superficial passa a ser verbo na estrutura profunda, com o sentido de: fitar = olhar alguém.
- Para Bloomfield existe apenas a estrutura superficial.
Para Chomsky todas as línguas possuem sujeito e predicado.
A criança nasce com a capacidade de linguagem, mas isso precisa ser acionado para ser desenvolvida, é necessário um estímulo para que se amplie.
Chomsky criticava o estruturalismo de Bloomfield, não o estruturalismo de Saussure, ambos são distintos.
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