quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Chomsky e Bloomfield

Enquanto Bloomfield defendia que a criança aprende por repetição, Chomsky afirmava que as crianças já nascem predispostas a linguagem e aos 24 meses de vida aprendem a falar, aprendem a estrutura de sua língua. Por exemplo, na frase "Té mamá" existe uma estrutura sintática do português expresso (sujeito, verbo e objeto).
Se uma criança aprendesse a falar por repetição, iria dizer sempre a mesma coisa que ouvisse dessa forma como seria possível uma criança dizer "moçorista" se ela nunca ouviu essa palavra?!
Aos 24 meses a linguagem da criança se desenvolve de forma acelerada e esta vai formulando hipóteses que não são aceitas num contexto, mas são essenciais para o aperfeiçoamento da própria linguagem.


Não dá para pensar na língua só como sistemas, pois estes são superficiais, segundo Chomsky além da estrutura superficial, existe outra a estrutura profunda:

Sequência oracional na Estrutura Superficial


Sequência oracional na Estrutura Profunda de Chomsky

Observações:

- Fita -> o que era nome na estrutura superficial passa a ser verbo na estrutura profunda, com o sentido de: fitar = olhar alguém.
- Para Bloomfield existe apenas a estrutura superficial.

Para Chomsky todas as línguas possuem sujeito e predicado.


A criança nasce com a capacidade de linguagem, mas isso precisa ser acionado para ser desenvolvida, é necessário um estímulo para que se amplie.

Chomsky criticava o estruturalismo de Bloomfield, não o estruturalismo de Saussure, ambos são distintos.


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