domingo, 27 de setembro de 2009

O estruturalismo de Saussure

Existem três Saussures o:

- Saussure dos manuscritos lingüísticos;

- Saussure dos anagramas;

- Saussure do CLG


Em ambos a idéia de signo são meio que parecidas. A relação que se estabelece entre as três é a de significante e significado. Essa relação que Saussure opera é diádica, ou seja, a relação apenas entre significante e significado (a relação interna entre os signos), diferentemente dos gregos do século V a.C., que trabalhavam com a relação triádica, significante, significado e referente, onde esse último representava o mundo (o exterior da relação).

Linguística e Semiologia


Um primeiro recorte (delimitação) de Saussure sobre os signos, é um estudo geral onde se divide uma pequena parte para o estudo da Lingüística (o estudo verbal), e a outra parte para o estudo da Semiologia, que é o nome dado a ciência que estuda os signos.


Língua e Fala


A caixa de ferramentas construída por Saussure dá conta de pensar a língua, não a fala, esta é pensada pela sóciolinguística.

O objeto da língua pode ser tomado por dois mirantes: (1.) Diacrônico e (2.) Sincrônico.


Diacronia e Sincronia


Do mirante histórico, é analisado o parentesco das línguas, o que ocorreu na história para a língua em questão possuir tal forma. Quando analisamos sincronicamente, também ocorre um processo histórico, como por exemplo, no caso de uma fotografia, que é o congelamento de uma imagem, onde não precisamos fazer uma analise diacrônica para conhecer a história dessa imagem, basta olhar para ela e assim saberemos a história que esta ali retratada, o mesmo ocorre na língua, não é preciso fazer uma analise diacronia, apenas uma analise de ordem sincrônica.

- Diacronia: histórico - Sincronia: atualidade

A história não é levada em consideração no estruturalismo pós-Saussuriano devido ao fato do linguísta considerar a língua sincronicamente.


Sintagma e Paradigma


Segundo Saussure toda língua se sustenta num eixo Sintagmático, que oferece possibilidades, e um eixo Paradigmático da realização. O sintagma é o elemento relativamente realizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário