quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Os estudos da linguagem e a constituição do campo da Linguística

Os fatores que desencadearam os estudos da linguistica no século XIX, foram:

- Os idioletos que acabam por acompanhar a língua de determinadas sociedades interioranas,onde as pessoa criam a sua própria maneira de falar, gerando por exemplo gírias e apelidos;
- O contato com com outras sociedades estrangeiras, que acaba trazendo para a sociedade em questão certas palavras, que permanecem iguais ou são em sua maioria adaptadas para a mesma;
- Outros fatores como por exemplos as classes sociais.

Tendo em vista esses fatores ocorrentes na língua, foi introduzido por Mattoso Câmara um novo estudo sobre a linguagem, que passou por três processos, o estudo da:

1. Pré - Linguística: estuda o certo/errado na língua com base nos estudos filológicos, além do estudo sobre o estrangeirismo ocorrente nela.

2. Paralinguistica: estuda os fatores biológicos e lógicos da linguagem, ou seja estuada as relações entre os sons da fala (biológico) e a maneira como ela é expressa (lógico).

3. Linguística: estuda os fatores históricos e descritivos da linguagem humana. A partir desse século, o estudo da língua passou a se constituir em si própria como objeto de estudo, surgindo novos conhecimentos sobre a mesma, fazendo desenvolver cada vez mais.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário